- ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo
significativas à primeira leitura;
- identificar o gênero a que pertence
o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma
receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc.
- identificar a ideia principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como
nos concursos de beleza...);
- identificar a organização - articulações e movimento - do texto (o modo como as ideias
secundárias se ligam logicamente à principal);
- identificar as ideias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com
a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo
pontos em comum, quando se perceberem subtemas);
- identificar os principais recursos
utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que
ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal,
apenas no livre, quando necessário);
- esquematizar o resultado desse processamento;
- redigir o texto.
Resumos são,
igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos
escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações
de ideias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por exemplo,
podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.
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